PNAIC Sergipe

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Lançamento do PNAIC em Sergipe

Este programa corresponde uma nova ação desenvolvida pelo MEC em todo Brasil para superação do analfabetismo funcional no Brasil, visto que grande parte dos brasileiros decodifica a linguagem escrita, mas não consegue interpretar e compreender os textos que circulam na sociedade. Para melhorar a formação dos cidadãos brasileiros e redimensionar as condições de trabalho do professor da escola pública, o MEC estabeleceu contato com as universidades públicas e com a gestão dos municípios e estados para realizar a formação de professores alfabetizadores em todos os estados brasileiros. O Programa prevê a distribuição de materiais didáticos, bolsa de estudo para os cursistas e acompanhamento sistemático dos alfabetizadores pelos professores formadores da Universidade e Secretarias de Educação Municipal e Estadual.  Em Sergipe, oito professores da UFS ligados ao Departamento de Educação e Letras do campus Alberto de Carvalho e professores do Departamento de Educação do Campus de São Cristovão serão responsáveis pela formação de 4.300 alfabetizadores da rede pública de Sergipe. Sob a coordenação geral do Prof. Dr José Ricardo Carvalho, pesquisador em Alfabetização e líder do GEADAS (Grupo de Pesquisa e Estudo em Alfabetização, Discurso e Aprendizagem) e da coordenação adjunta da Professora Drª. Silvana Bredas do Departamento de Educação da UFS, o curso fornecido pretende modificar o paradigma de alfabetização no estado de Sergipe. A nova proposta de ensino da leitura e da escrita foi organizada para que professores alfabetizem letrando. Tal perspectiva representa uma novidade do ponto de vista metodológico de ensino, pois as crianças, desde o primeiro momento na escola, têm contato com textos reais que possuem sentido para a suas vidas de forma prazerosa e reflexiva. A proposta é construir uma rotina escolar para alfabetizar com textos literários e informativos de diversos gêneros, aproveitando situações concretas de uso da linguagem gráfica para refletir sobre o sistema de escrita alfabética e o funcionamento linguístico dos gêneros textuais que são utilizados no dia-a-dia. A nova proposta explora atividades reflexivas e lúdicas que levam os alunos a se apropriarem de procedimentos para compreender os textos que circulam na sociedade e produzirem textos durante todo o processo das atividades de alfabetização realizadas nos três anos do primeiro ciclo escolar. Após a realização deste curso de formação continuada, também chamado de PNAIC, os alunos serão submetidos a Provinha Brasil, organizada pelo MEC, a fim de observar o sucesso das ações realizadas.


 

Realização

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